Hipotiroidismo
Quando a tiroide trabalha de menos.
“Doutora, eu tenho tiroide”, é uma expressão com que frequentemente me deparo na consulta. Mas, o que quer isto dizer?
Felizmente, a grande maioria das pessoas tem tiroide, à exceção de pessoas em que foi necessário removê-la e casos raros em que se nasce sem tiroide.
O que é a tiroide e qual a sua importância?
A tiroide é a glândula que produz as hormonas tiroideias. Estas hormonas, essenciais à vida, são especialmente importantes para o crescimento e desenvolvimento dos vários órgãos. Contribuem também para a regulação de diversas funções tais como a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a pressão arterial, o funcionamento intestinal, o controlo do peso e o estado de humor.
Doenças da tiroide
Existem várias doenças que afetam a tiroide, as mais frequentes são:
- o hipotiroidismo (falta de produção de hormonas tiroideias ou produção reduzida);
- o hipertiroidismo (excesso de produção de hormonas tiroideias);
- as tiroidites (doenças autoimunes causadas por anticorpos dirigidos contra a tiroide);
- os nódulos tiroideus;
- o bócio (tiroide globalmente aumentada de tamanho).
Em Portugal, estima-se que afetem cerca de 1 milhão de pessoas, sendo o hipotiroidismo a doença da tiroide mais frequentemente diagnosticada.
Mas afinal o que é o hipotiroidismo, quais os sintomas e qual o impacto que tem na nossa saúde?
O hipotiroidismo é uma doença em que a tiroide não produz hormonas tiroideias em quantidade suficiente para manter o normal funcionamento do organismo. O resultado é um conjunto de sintomas com impacto na qualidade de vida. Cansaço, sonolência, intolerância ao frio, ganho de peso, depressão, obstipação, diminuição da fertilidade, dores articulares ou musculares, cabelo e unhas finos e frágeis são alguns dos sintomas. Muitos destes sintomas são queixas frequentes e podem estar presentes em muitas outras doenças, não sendo de forma alguma exclusivos do hipotiroidismo. Sendo os sintomas tão inespecíficos, é necessário confirmar o diagnóstico de hipotiroidismo através de análises de sangue.
Causas
Existem várias razões pelas quais a tiroide deixa de funcionar de forma adequada. A causa mais comum é a Tiroidite de Hashimoto, um processo no qual o sistema imunitário reconhece as células da tiroide como estranhas, destruindo-as. Outras causas frequentes são o hipotiroidismo resultante da remoção cirúrgica parcial ou total da tiroide, exposição a radiação na região da cabeça e pescoço, uso de determinados medicamentos como a amiodarona e o lítio, e iodo radioativo usado para tratar outras doenças tiroideias.
Tratamento
Na grande maioria dos casos, o hipotiroidismo é uma doença crónica. O tratamento consiste na reposição da hormona tiroideia em falta (levotiroxina) e permite controlar os sintomas e devolver qualidade de vida. A dose adequada de levotiroxina está dependente da causa do hipotiroidismo e do peso da pessoa, e pode variar ao longo do tempo, o que obriga a que o seguimento médico seja continuado.
Um alerta especial para quem pretende engravidar. Recomenda-se que mulheres com doenças da tiroide procurem aconselhamento médico antes de engravidar. É igualmente importante o acompanhamento laboratorial e clínico durante a gravidez.