A Aorta não avisa, Rastreie pela sua vida
O Aneurisma da Aorta Abdominal é o mais frequente dos aneurismas. Campanha de Sensibilização e Promoção da Saúde. SPACV
"A AUSÊNCIA DE SINTOMAS NÃO REPRESENTA AUSÊNCIA DE DOENÇA"
O que é um aneurisma da aorta abdominal (AAA)?
A aorta é a principal artéria do corpo, sendo responsável pela distribuição de sangue a todo o organismo. Tem origem no coração, desce pelo tórax e abdómen dividindo-se finalmente em duas artérias, uma para cada membro inferior.
A parede da aorta ao nível do abdómen pode, em algumas pessoas, tornar-se mais frágil, fruto da idade, do tabaco e de outros fatores. A parede da aorta pode então começar a ceder à pressão do sangue e aumentar o seu diâmetro, dando origem a uma dilatação, designada por aneurisma da aorta abdominal.
Qual a gravidade de um aneurisma de aorta abdominal ?
Os aneurismas são geralmente silenciosos. Quando se tornam grandes, podem ser muito graves. Como a parede da aorta fica mais fraca e dilata, pode romper. Quando isso acontece o desfecho pode ser fatal.
Quando a aorta se encontra apenas ligeiramente mais dilatada, relativamente ao normal, não é grave. No entanto, é importante saber que existe essa dilatação de maneira a poder ser regularmente vigiada pelo médico assistente
Quem corre maior risco?
Os homens são seis vezes mais propensos a ter este tipo de aneurisma do que as mulheres. A probabilidade de ter um aneurisma também aumenta com a idade.
Adicionalmente, terá maior possibilidade de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal se:
- for fumador;
- tiver a tensão arterial alta (ou fizer medicação para esse efeito);
- tiver os níveis de colesterol altos (ou fizer medicação para esse efeito);
- tiver tido um enfarte agudo do miocárdio ou tiver angina de peito;
- tiver tido um acidente vascular cerebral;
- o seu irmão, irmã, pai ou mãe tiver ou já tenha tido um aneurisma de aorta abdominal.
É frequente?
Estima-se que cerca de 3 a 10% dos homens com mais de 50 anos possam ter um aneurisma da aorta abdominal. Isto implica que até 1 em cada 10 homens na faixa etária em questão possa apresentar um aneurisma.
Por que é o rastreio importante?
Se tiver um aneurisma, não irá, em regra, ter dor ou qualquer sintoma.
O rastreio permite detetar precocemente um aneurisma, possibilitando, desta forma, uma vigilância adequada e, se necessário, um tratamento atempado. Permite assim reduzir muito o risco de um aneurisma vir a causar problemas graves.
A forma mais fácil de descobrir se tem um aneurisma é através da realização de uma ecografia do abdómen, método que é completamente isento de riscos
Quem deverá realizar o rastreio?
Se é um homem com idade acima de 65 anos, encontra-se convidado para realizar o rastreio.
Os homens com idade superior aos 55 anos, que tenham um familiar direto com um aneurisma da aorta abdominal (tratado ou não), também deverão efetuar o rastreio
O que vai acontecer durante o rastreio?
Após o preenchimento de um breve questionário, realizar- se- á uma ecografia abdominal para avaliar a dimensão da artéria aorta. O teste é simples, indolor e muito rápido (dura menos de 10 minutos).
O resultado será transmitido a si e ao seu médico de família.
Quais são os resultados possíveis do exame?
São três os resultados possíveis:
• Normal
Um resultado normal significa que a aorta não se encontra alargada (não há aneurisma). Nenhum tratamento ou acompanhamento específico será necessário.
• Aneurisma de pequenas dimensões
Se se verificar a presença de um aneurisma de pequenas dimensões, isto significa que a aorta é um pouco maior do que o normal. Nessas circunstâncias, será encaminhado para o médico de família que promoverá a adequada vigilância.
• Aneurisma de grandes dimensões
Se for encontrado um aneurisma de grandes dimensões, isto significa que a aorta é muito maior do que o normal. Apenas um número pequeno de indivíduos irá ter esse resultado. Nessas circunstâncias deverá ter um encaminhamento adequado tendo em vista um provável tratamento cirúrgico. Isso será feito pelo seu médico de família que o encaminhará para um Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, de acordo com a referenciação da sua área de residência.
O rastreio do AAA pode permitir detetar outras doenças?
Não. O rastreio irá apenas determinar se tem ou não um aneurisma de aorta abdominal. Não irão ser pesquisadas outras doenças. Se estiver preocupado com algum problema médico deverá contactar o seu médico de família .
SPACV - Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular