Apneia Obstrutiva do Sono

A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio respiratório do sono, cada vez mais frequente, que se carateriza por paragens respiratórias durante o sono.

Imagem da Publicação Apneia Obstrutiva do Sono

O que é a SAOS ?

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio respiratório do sono, cada vez mais frequente, que se carateriza por paragens respiratórias durante o sono. Estas paragens designam-se por apneias e podem ser variáveis em duração e frequência. Durante estes episódios existe um colapso e obstrução das vias aéreas superiores, o que impossibilita a passagem do ar até aos pulmões. 


Sintomas

Esta alteração do padrão de sono, não permite que a pessoa descanse adequadamente. Assim sendo, o doente pode queixar-se de sonolência durante o dia (nomeadamente a conduzir e/ou trabalhar), dor de cabeça, irritabilidade e alteração do humor. Para além disto, a SAOS pode provocar problemas graves como o aumento do trabalho cardíaco, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, aumento significativo do risco de enfarte agudo do miocárdio e alterações hormonais.


Incidência e fatores de risco

Este distúrbio afeta mais homens do que mulheres, contudo após a menopausa a incidência aumenta no sexo feminino. Pessoas com excesso de peso e/ou obesas também estão mais propensas a desenvolver esta patologia respiratória.


Em muitos casos, o doente não se apercebe dos episódios de apneia e são os familiares que se apercebem dos sintomas (paragens respiratórias, ressonar “alto” e movimentos corporais frequentes) especialmente durante a noite.


Diagnóstico

Note-se que nem todas as pessoas que ressonam ou têm sintomas semelhantes aos descritos sofrem de Apneia Obstrutiva do Sono; existem outros distúrbios e doenças que podem causar sonolência diurna e sono de má qualidade. Deverá ser o médico especialista a diagnosticar esta patologia, nomeadamente através de um exame designado estudo poligráfico do sono.


Tratamento

O tratamento da SAOS, para além de medidas gerais como correção dos fatores de risco e evicção de alguns fatores agravantes, consiste na utilização de um aparelho (APAP/CPAP) durante a noite que aumenta a pressão nas vias aéreas superiores impedindo, deste modo, as apneias.